fbpx
Pular para o conteúdo

Liberdade em Cores: os desafios e avanços das pessoas transgêneras

Image

Hoje, a série ‘Liberdade em Cores’ você vai conferir relatos da comunidade que luta na linha de frente da população LGBTQIAPN+. Vamos mostrar os desafios e avanços de pessoas transgêneras. Nos últimos anos, a visibilidade e os direitos das pessoas trans têm sido temas centrais dentro da sigla.

Na população LGBTQIAPN+, a transgeneridade enfrenta uma complexidade ainda maior, pois ao longo da vida, descobrem que não se identificam com a identidade de gênero que foi designada no seu nascimento. Cinco anos após a autorização nacional para mudança de nome e sexo nos cartórios, o número de alterações de pessoas transgêneras aumentou 329% em minas gerais. Desde então, 956 alterações já foram realizadas, sem a necessidade de procedimento judicial ou comprovação de cirurgias.


A mudança de sexo foi regulamentada em todo o país em 2018, após decisão do Supremo Tribunal Federal. Em seu primeiro ano de vigência foram contabilizadas no estado 109 alterações, já no período de junho de 2022 a maio de 2023 foram 468 mudanças de gênero, um aumento de 329%. O acesso aos serviços de saúde ainda é um desafio recorrente na vida das pessoas trans.

Desde terapias hormonais até cirurgias de readequação de gênero, as barreiras financeiras e administrativas frequentemente impedem o acesso a tratamentos essenciais. Além das dificuldades nas áreas de saúde, a população trans enfrenta outros empecilhos.

Nesse processo, uma batalha silenciosa é travada diariamente. O apoio psicológico e dos amigos surge como um pilar fundamental. Felipe explica sobre o coletivo trans na cidade, que realiza encontros frequentes para auxiliar no processo da transição. Sabe aquele virada de chave que muita gente vive quando completa 30 anos, ela também aconteceu com a Rafaela Vaz , foi após o aniversario que ela conseguiu assumir completamente sua identidade

Veja mais do episódio transmitido na Tv Candidés:

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x