fbpx
Pular para o conteúdo

Há 140 anos, nascia Pe. Libério Rodrigues Moreira

Image

Uma fé, devoção e esperança que já dura 140 anos. Em 30 de junho de 1884, nascia em Lagoa Santa, Libério Rodrigues Moreira. Conhecido e venerado atualmente como Padre Libério. De vida simples e família humilde, cresceu na região metropolitana de Belo Horizonte e ainda jovem trabalhou no campo para sustentar a família após a morte prematura do pai. A vocação para o sacerdócio começou cedo, e a ida para o seminário foi aos 18 anos.

A história de Padre Libério já faz parte da cultura oral da região. E também foi contada em diversas obras como filme e livros. O último deles “O Servo Fiel”, que teve segunda edição lançada em 2024, escrito por José Roberto Pereira, natural de Pará de Minas, última cidade onde o santo padre trabalhou.

Em 25 de abril de 1916 recebeu a ordenação sacerdotal. Tornou-se primeiro vigário na Paróquia Pilar de Pitangui, onde permaneceu até 1924. Passou por diversas cidades da região, como São José da Varginha, Pequi, Nova Serrana, Pará de Minas e Leandro Ferreira, onde sepultou o corpo da mãe e da irmã. Por onde passou, arrastou fiéis e colecionou histórias.

Em Leandro Ferreira, Padre Libério foi enterrado inicialmente próximo ao cemitério municipal, e transferido para a Matriz de São Sebastião após a exumação, uma das etapas do processo de santificação, iniciado em 2012.

Em março deste ano, a igreja católica deu mais um passo importante em direção à canonização de Padre Libério. Ele foi declarado como venerável – título concedido àqueles que tenham tido uma vida virtuosa e exemplar, mesmo que ainda não tenham sido canonizadas como santas. O próximo passo é a beatificação. Para isso a igreja precisa comprovar pelo menos um milagre creditado a ele. VEJA VÍDEO:

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x